Plano de Aula

OFICINA DE BONECAS

Imagine Uma Menina Com Cabelos De Brasil...
18/11/2014
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos
Filosofia, Geografia, Língua Portuguesa
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



Na televisão, nas revistas, na internet, somos bombardeados com imagens que transmitem quais os padrões de beleza aceitáveis atualmente. Muitas vezes são de mulheres brancas, magérrimas e de cabelos lisos. Esses padrões são refletidos também nos brinquedos fabricados para as crianças, bonecas como Barbie, brancas e loiras estão entre as campeãs de vendas, raramente encontramos bonecas que reproduzem a diversidade da beleza. Esse curta-metragem nos faz refletir sobre os padrões socialmente impostos e o sofrimento daqueles que não se enquadram nos mesmos.


EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF05LP14 - Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).
EF05LP15 - Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
EF15AR04 - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
EF05GE02 - Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
EF05HI03 - Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
EF05HI07 - Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
EF05HI09 - Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
EF05HI10 - Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
EF01ER01 - Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

brasil

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste


-Refletir sobre discriminação.


-Repensar os modelos e padrões de beleza.


-Trabalhar a autoestima das crianças, tanto meninas como meninos.


- Produzir bonecas de pano.



1° momento:


Antes de exibir para a turma o curta "Imagine uma menina com cabelos de Brasil" faça um amigo secreto com os alunos. Cada aluno vai tirar o nome de um colega da classe. Solicite que cada um faça um desenho do colega que foi sorteado por ele e que escreva algumas características físicas do mesmo.
Depois desse momento, cada um irá mostrar o desenho e falar sobre as características que escolheu para descrever o colega e a turma terá que adivinhar quem é. Isso se repetirá até que todos os alunos tenham mostrado o desenho.
Nesse momento professor, fique atento para demonstrações de preconceito e de discriminação. Intervenha mostrando quantas diferenças existem entre as pessoas e como elas devem ser respeitadas e valorizadas.
Registre os depoimentos dos alunos para serem usados posteriormente.

2° momento:


Assista ao curta com os alunos e depois faça uma roda de conversa a respeito do que eles acharam do vídeo. Como eles acharam que as meninas que apareceram no curta estavam se sentindo com a discriminação das colegas.
Aproveite a roda de conversa para discutir com eles sobre os padrões de beleza impostos nas capas de revista, novelas e internet. Procure mostrar modelos, e imagens de pessoas que são contrárias a esses padrões e mostre como elas podem ser igualmente belas.
Registre os depoimentos dos alunos para serem usados posteriormente.



3° momento:


Mostre imagens de bonecas que refletem o padrão de beleza imposto pela sociedade e questione o que os alunos acham sobre a grande maioria das bonecas que são vendidas nas lojas de brinquedos serem brancas, loiras e de cabelos lisos.
Realize com os alunos uma oficina de criação de bonecos que são contra os estereótipos de beleza impostos socialmente.
Disponibilize retalhos de pano e novelos de lã de diferentes cores e texturas, enchimento de almofada, botões, agulhas grossas, cola, etc.
Marque uma exposição na escola com os bonecos criados e com os depoimentos que foram registrados durante o momento do debate com os alunos, convide toda a comunidade escolar para visitar a exposição e refletir sobre o tema.
Depois da exposição, doe os bonecos para a brinquedoteca da escola, para que os alunos de várias turmas possam brincar com os mesmos.


Links interessantes:


Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil


Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (6)