Plano de Aula

BRAZIS DIVERSO

Imagine Uma Menina Com Cabelos De Brasil...
20/10/2023
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos
Linguagens, Ciências Humanas, Geografia, História, Filosofia, Língua Portuguesa, Arte
JANDIARA ARAÚJO CORRÊA DOS SANTOS CASTRO
Professor recomenda Acesse a ficha do filme



Esse tema e muito importante e se faz necessário visto que, hoje as crianças e jovens são bombardeados com temas sobre a aparência e a aceitação dentro dos grupos sociais e na comunidade onde estão inseridos, sendo que, a não aceitação faz com que passem a terem uma falta de auto estima e muitas fezes, criasse situações de conflitos e bullyng, a reflexão sobre o tema é importante para criar uma rede de pensamento sobre a influencias da internet e da globalização no nosso modo de vida e quais atitudes podemos tomar para não nos influenciar e mudar o nosso modo de vida, cultural e socialmente.


 



EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF05LP14 - Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).
EF05LP15 - Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
EF15AR04 - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
EF05GE02 - Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
EF05HI03 - Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
EF05HI07 - Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
EF05HI09 - Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
EF05HI10 - Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
EF01ER01 - Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

brasil

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste


Valorizar características individuais e a auto-estima dos aluno;



-Trabalhar a aceitação de si e do outro, dentro das suas diferenças;



-Estimular a tolerância;



-Conscientizar e Combater ações de exclusão e de Bullyng



-Refletir sobre discriminação;



-Repensar os modelos e padrões de beleza;



-Trabalhar a autoestima das crianças; tanto meninas como meninos.



 



1 momento:



Pedi para que eles olhassem para cada um e observassem as características de cada um, depois solicitei que uma aluna escrevesse o nome de cada um dos discentes e depois um outro aluno foi passando e cada um pegou um nome. Feito isso, foi solicitado que cada um dos alunos falassem um ponto positivo e um ponto negativo sobre o nome que eles pegaram.



Depois passei um espelho e solicitei que cada aluno olhasse para ele mesmo e dissesse se gostaram do que viram e prestassem atenção em suas características, conversamos sobre o assunto e debatemos o tema das diferenças, indaguei se somos iguais, o que constitui cada um da sala as características pessoais de cada um, os antepassados, etc.



2° momento:



  Nesse segundo momento fomos assistir ao curta “Imagine uma menina com cabelo de Brasil”, antes de passar o curta, pedi para que relembrasse sobre a dinâmica que fizemos em sala sobre as diferenças e características de cada um e pensassem nisso prestando atenção nas cenas, com as personagens, nos acontecimentos, na musica. Quando o curta acabou conversamos sobre o assunto, perguntei sobre as características das personagens, chamei a atenção aos cabelos de cada um, o formato, as cores dos cabelos e das personagens, o que eles achavam sobre os formatos, o que eram, o que aconteceu com cada uma, como eles acharam que as meninas que apareceram no curta estavam se sentindo com a discriminação das colega, discuti com eles sobre os padrões de beleza impostos nas capas de revista, novelas e internet, mostrei que eles e elas apesar das diferenças são igualmente belos mesmo sem seguirem padrões de belezas impostos pelos meios de comunicações ou até mesmo dentro de cada grupo social.



3° momento:



Abri para um diálogo sobre os acontecimentos pensando em um mundo global, onde cada personagem representa um continente, e os conflitos mundiais no momento atual, eles deram e falaram sobre suas expressões desses conflitos, as consequências, sobre a discriminação, preconceito, onde as pessoas perdem a sua pátria e se tornam refugiados, como produto final pedi que escrevessem um relato sobre o filme, e fizemos um mural com as imagens de cada um com cabelos de papel crepom e depois de pronto eles analisaram ouviram a música dom Jhon Lennon e concluíram que cabem as próximas gerações a mudança mundial, começando dentro de cada comunidade em que estão inseridos com as suas igualdades e diferenças.



Avaliação:



 



Deverá ser feita durante todo o processo, através de observação da posição dos alunos durante as conversas, bem como observar a postura, oralidade, criatividade, comportamento diante das diversas diferenças e aceitação do individualismo e valores de si próprio e do outro.



 



Avaliação:



 



Deverá ser feita durante todo o processo, através de observação da posição dos alunos durante as conversas, bem como observar a postura, oralidade, criatividade, comportamento diante das diversas diferenças e aceitação do individualismo e valores de si próprio e do outro



.



 



Eu como educadora gostei muito de ter trabalhado com o tema, foi uma oportunidade de fazer um gtrabalho diferente, utilizando um tema tão importante e atual, e ao mesmo tempo polemico e pesado, porém de uma forma "ludica" e divertida, gostei muito da possibilidade de trabalho com o fime em diferentes niveis de ensino.



   Os discentes gostaram muito e se envolveram com o tema abordado, conversaram sobre o assunto e se colocafram no lugar das personagens, achei muito interessante o fato deles terem praticado a empatia, e com certeza a partir de agora vão passar a ter uma postura mais crítica com relação ao tema da diversidade



.



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (6)