Plano de Aula

A LUTA PELA LIBERDADE: MOVIMENTOS SOCIAIS E A ABOLIÇÃO NO BRASIL

A Última Abolição | Documentário | De Alice Gomez | 2017 | 81 min | RJ
20/10/2024
Ensino Médio
Ciências Humanas, Sociologia
Francilma Ronetia Barbosa Mari
Acesse a ficha do filme



Neste plano de aula, os alunos serão apresentados ao documentário "A Última Abolição", que aborda o processo da abolição da escravatura no Brasil e discute os diversos movimentos de resistência que contribuíram para o fim da escravidão. O objetivo é refletir sobre como a luta dos escravizados e de aliados abolicionistas ajudou a moldar as questões de cidadania, direitos humanos e igualdade social no Brasil.


Utilizando o planejamento reverso, começamos pelos resultados esperados: os alunos deverão ser capazes de compreender a importância dos movimentos sociais na transformação da sociedade e identificar continuidades e rupturas entre a escravidão e as desigualdades sociais atuais.



EM13CHS402 - Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.
EM13CHS606 - Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
EM13CHS104 - Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
EM13CHS201 - Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
EM13CHS403 - Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
EM13CHS601 - Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
EM13CHS605 - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.

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Os alunos deverão ser capazes de:




  • Analisar o impacto dos movimentos abolicionistas na formação da cidadania brasileira.

  • Relacionar a luta dos escravizados e seus aliados no século XIX com os movimentos sociais contemporâneos.

  • Discutir as consequências da abolição da escravatura para as desigualdades sociais no Brasil, estabelecendo conexões com a luta por direitos humanos e justiça social na atualidade.



·  Ativação do Conhecimento Prévio:




  • A professora iniciou a aula perguntando: "Quais são as heranças da escravidão que ainda vemos na sociedade brasileira?". A pergunta foi usada para conectar os temas da aula à realidade vivida pelos alunos, criando um ambiente de reflexão crítica. Os estudantes contribuíram com exemplos do seu cotidiano, mencionando aspectos como desigualdades sociais e raciais.



·  Exibição do Documentário:




  • O documentário "A Última Abolição" foi exibido para a turma. Durante a exibição, os alunos anotaram exemplos de resistência, abolicionismo e as consequências do fim formal da escravidão. Eles refletiram sobre os desafios que persistiram após 1888, como a exclusão social dos ex-escravizados e a continuidade das desigualdades.



·  Utilizando o planejamento reverso, começamos pelos resultados esperados: os alunos deverão ser capazes de compreender a importância dos movimentos sociais na transformação da sociedade e identificar continuidades e rupturas entre a escravidão e as desigualdades sociais atuais. Durante a exibição do documentário em sala de aula, eu fiz várias pausas estratégicas para verificar a compreensão dos estudantes em relação às discussões e informações apresentadas no material audiovisual, além de complementar com explicações sociológicas. Para isso, utilizei um Recurso Educacional Digital (RED) através da plataforma Plickers. As perguntas que elaborei foram baseadas na Taxonomia de Bloom, o que permitiu avaliar diferentes níveis de aprendizagem, desde o conhecimento básico até a análise crítica.



Por exemplo, uma das perguntas de Aplicação foi: "Como as mulheres escravizadas resistiram ao sistema de escravidão, segundo estudos recentes?". As alternativas fornecidas incluíam ações como revoltas e fugas para quilombos, sendo essa a resposta correta. Outras questões, como as de Síntese, abordaram como a abolição foi, na prática, para muitos ex-escravos, destacando o processo gradual de alforrias antes da Lei Áurea.



Os estudantes tinham em mãos um pedaço de papel com um QR Code, que lhes permitia escolher suas respostas apenas girando um papel e escolhendo uma das letras. Eu escaneava essas respostas com meu celular e, em tempo real, recebia o feedback no meu computador, o que me ajudava a avaliar o quanto eles haviam assimilado o conteúdo.



Além do quizz, também realizei um debate sociológico para fomentar o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos estudantes. Para isso, formulei duas perguntas principais para debate: "O escravizado que não fugia ou não se rebelava não estava resistindo ao sistema escravista." e "A Lei Áurea foi suficiente para garantir a liberdade plena e igualdade para os negros no Brasil.". Os alunos tinham a oportunidade de concordar ou discordar parcialmente ou totalmente das afirmações, justificando suas posições.



Depois dessa parte usando tecnologia educacional fizemos algumas questões do enem onde nós líamos as questões e discutíamos as opções. Link das questões utilizadas: https://bit.ly/40gt4ck



Essa metodologia, que combinou o uso de tecnologia digital com debates sociológicos, me permitiu avaliar o aprendizado e o desenvolvimento de competências como o raciocínio crítico e a habilidade de argumentar sobre questões complexas. Acesse as perguntas em: https://bit.ly/48nMD4k



 



 



 



Este plano de aula, focado no documentário "A Última Abolição", utiliza o planejamento reverso para garantir que os alunos alcancem os objetivos de aprendizagem propostos. O documentário serve como uma poderosa ferramenta para introduzir e aprofundar a discussão sobre o impacto da escravidão e da abolição na construção da sociedade brasileira, estimulando a análise crítica dos alunos a partir de uma perspectiva sociológica. O registro com as imagens da execução do plano de aula usando o documentário pode ser acesso em: https://bit.ly/3BYfTmk



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