Plano de Aula

MARIA FIRMINA DOS REIS

Maria Firmina dos Reis | Documentário | De Vanessa de Araújo Souza | 2021 | 13 min |
23/02/2022
Ensino Médio
Linguagens, Ciências Humanas, História, Língua Portuguesa
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



Caro professor, o episódio Maria Firmina faz parte da coleção de biografia “Mulheres na história”, que apresenta a biografia de mulheres importantes para a história. Essa obra audiovisual pode ser trabalhada no Ensino Médio com fundamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


Maria Firmina dos Reis foi uma maranhense que nasceu em 1822. Ela foi uma mulher afrodescendente fruto de uma relação extraconjugal e vivenciou aos cinco anos de idade a perda de sua mãe passando a viver com a tia materna.


O contato com referenciais culturais e parentes do ramo literário foi uma grande inspiração para Maria Firmina, que seguiu à docência e foi a primeira mulher maranhense a ser aprovada em um concurso público para o cargo de professora do primário. Nesse período aconteceu um fato marcante para a professora: era um costume que homens negros e escravizados carregassem os aprovados nas costas para festejar. Maria Firmina se recusou e esse foi um dos diversos protestos da sua longa trajetória. 


Considerada a primeira romancista brasileira, Maria Firmina teve uma forte influência na educação. Foi professora, poetisa, contista, cronista e escreveu charadas e ficção. Além disso, ela fundou a primeira escola mista do Maranhão e uma das primeiras do país sem separação por gênero.


As obras produzidas por Maria Firmina expressam denúncia social, repúdio à escravidão e luta pela igualdade de gênero. Outra questão abordada é o protagonismo dos escravizados, que eram personagens importantes das suas produções literárias. A sua última publicação foi o conto “A Escrava” (1887), cuja história é baseada em fatos reais e tem o foco em dar voz às mulheres escravizadas. 


Vale destacar que ela não assinou o próprio nome na publicação do seu primeiro romance (Úrsula, 1859), pois essa era uma atitude destinada somente a homens. A professora e escritora teve uma longa trajetória de luta e resistência e morreu aos 95 anos de idade.


Essa obra audiovisual pode ser assistida pela turma ou de forma individual, mas cabe a você, professor, viabilizar um momento de reflexão coletiva acerca dos assuntos abordados e outras atividades, como debates, leituras complementares e pesquisas para incentivar a participação, a comunicação, a autonomia e o senso crítico dos estudantes.


A partir do vídeo, é possível discutir temáticas como:



  • Independência do Brasil proclamada por Dom Pedro II (1822);

  • Sentimento nacionalista e surgimento do Romantismo brasileiro (movimento artístico e literário);

  • Movimentos abolicionistas e promulgação de leis, como: Lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário e Lei Áurea;

  • Papel feminino na produção cultural e artística brasileira;

  • Contexto histórico, social, cultural e artístico que influenciou Maria Firmina;

  • Combate ao racismo e à desigualdade social.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC para a etapa do Ensino Médio.


Linguagens e suas tecnologias


1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.


(EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.


2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.


(EM13LGG201) Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.


3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.


(EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.


(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.


(EM13LGG304) Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.


(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.


5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.


(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.


(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.



EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF05GE02 - Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
EF04HI01 - Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
EF05HI02 - Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
EF05HI04 - Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
EF05HI05 - Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
EF08HI11 - Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
EF08HI12 - Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
EF08HI14 - Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
EF08HI22 - Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
EF09HI03 - Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
EF09HI04 - Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
EF09ER06 - Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
EM13LGG101 - Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
EM13LGG201 - Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
EM13LGG302 - Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
EM13LGG303 - Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
EM13LGG304 - Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
EM13CHS102 - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

Maria Firmina

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