Maria Firmina dos Reis
COMO ASSISTIR NA TV?

COMO ASSISTIR NA TV?
Deixe seu voto Votação Encerrada Vote aqui

Material Pedagógico (2)


Maria Firmina se consagrou como a primeira romancista brasileira e teve uma forte influência na educação. Foi professora, poetisa, contista, cronista e escreveu charadas e ficção. Além disso, ela fundou a primeira escola mista do Maranhão e uma das primeiras do país sem separação por gênero. As suas obras são carregadas de denúncia social, repúdio à escravidão e luta pela igualdade de gênero. Os escravos eram personagens importantes das suas produções literárias, mas ela não pôde assinar o próprio nome na publicação do seu primeiro romance (Úrsula, 1859), pois essa era uma atitude destinada somente a homens. A sua última publicação foi o conto “A Escrava” (1887), no qual ela teve uma postura firme para dar voz às mulheres escravizadas, história baseada em fatos reais. Essa ilustre mulher morreu aos 95 anos e teve uma longa trajetória de luta.

Produção: Lia Araújo (Inovaholic)

Empresa(s) produtora(s): JIVRL Produções

Narração: Juty Nonato

Pesquisa: Amanda Louise, Marisa Lunella

Montagem: Sandro Brigida

Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Médio

Área de Ensino: Ciências Humanas, Ensino Religioso, Linguagens

Componente Curricular/Disciplina: Diversidade, Educação, História, Língua Portuguesa, Literatura

Objetos de Conhecimento: EF15LP10 - Escuta atenta, EF05GE02 - Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais, EF04HI01 - A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras, EF05HI02 - As formas de organização social e política: a noção de Estado, EF05HI04 - Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas, EF05HI05 - Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas, EF08HI11 - Independência dos Estados Unidos da América Independências na América espanhola • A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti Os caminhos até a independência do Brasil, EF08HI12 - Independência dos Estados Unidos da América Independências na América espanhola • A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti Os caminhos até a independência do Brasil, EF08HI14 - A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão, EF08HI22 - A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil, EF09HI03 - A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações, EF09HI04 - A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações, EF09ER06 - Princípios e valores éticos

Competências: Conhecimento - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva., Comunicação - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo., Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.


Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (1)

Testes de Conhecimentos


Maria Firmina

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste

13 min
2021
Brasil
AL

Séries: Mulheres na história - Biografias | 5 Episódios de 13 Minutos

Diretor: Vanessa de Araújo Souza

Sinopse: Maria Firmina se consagrou como a primeira romancista brasileira e teve uma forte influência na educação. Foi professora, poetisa, contista, cronista e escreveu charadas e ficção. Além disso, ela fundou a primeira escola mista do Maranhão e uma das primeiras do país sem separação por gênero. As suas obras são carregadas de denúncia social, repúdio à escravidão e luta pela igualdade de gênero. Os escravos eram personagens importantes das suas produções literárias, mas ela não pôde assinar o próprio nome na publicação do seu primeiro romance (Úrsula, 1859), pois essa era uma atitude destinada somente a homens. A sua última publicação foi o conto “A Escrava” (1887), no qual ela teve uma postura firme para dar voz às mulheres escravizadas, história baseada em fatos reais. Essa ilustre mulher morreu aos 95 anos e teve uma longa trajetória de luta.

Alugue