A Civilização do Cacau


Disponível no:

Empresa(s) produtora(s): Brasil 1500

O documentário conta como o cacau chegou no Brasil e encontrou terras apropriadas para o seu cultivo, mais exatamente em Ilhéus, sul da Bahia. Fazendo uso de belas ilustrações, depoimentos contundentes, imagens atuais de colheitas, textos literários de Jorge Amado e a narração de Camila Pitanga, o diretor Rogério Corrêa consegue traçar uma trajetória da importância dessa fruta para a história do Brasil. O documentário revela um interessante ponto de vista sobre a crise que afetou a produção devido à praga da vassoura-de-bruxa, ao mostrar as mudancas impostas na forma de pensar monocultura do cacau. A lição que fica é que as crises, que aparentemente só trazem tristezas, são ótimos momentos de reflexão e mudança.
Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio

Área de Ensino: Ciências Humanas

Componente Curricular/Disciplina: Geografia, História

Objetos de Conhecimento: EF06GE05 - Relações entre os componentes físico-naturais, EF06GE06 - Transformação das paisagens naturais e antrópicas, EF06GE10 - Biodiversidade e ciclo hidrológico

Habilidades: EF06GE05 - Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais., EF06GE06 - Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização., EF06GE10 - Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares., EM13CHS302 - Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais - entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais -, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade., EM13CHS306 - Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).


Planos de Aula (2)

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas? Relate sua experiência!


Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador? Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme! Criar Teste

52 min
2002
Brasil
SP
LIVRE

Diretor: Rogério Correa

Sinopse: O documentário conta como o cacau chegou no Brasil e encontrou terras apropriadas para o seu cultivo, mais exatamente em Ilhéus, sul da Bahia. Fazendo uso de belas ilustrações, depoimentos contundentes, imagens atuais de colheitas, textos literários de Jorge Amado e a narração de Camila Pitanga, o diretor Rogério Corrêa consegue traçar uma trajetória da importância dessa fruta para a história do Brasil. O documentário revela um interessante ponto de vista sobre a crise que afetou a produção devido à praga da vassoura-de-bruxa, ao mostrar as mudancas impostas na forma de pensar monocultura do cacau. A lição que fica é que as crises, que aparentemente só trazem tristezas, são ótimos momentos de reflexão e mudança.

Alugue