Àkàrà, no fogo da intolerância

Vote aqui



Àkàrà no fogo da intolerância é um documentário que se une à luta contra a intolerância que atinge, principalmente, as religiões de matriz africana, discutindo um tema que sai do âmbito religioso e que envolve até a forma como está sendo conduzida a política governamental no Brasil. A partir da conflitante realidade do Acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária popular afro-brasileira, que vem sofrendo uma série de adaptações regidas principalmente pelo credo religioso de quem o prepara e comercializa, percorremos caminhos diversos fazendo um apanhado dos casos de intolerância religiosa mais marcantes acontecidos nos últimos anos. Uma análise histórica desde a perspectiva de quem sofre este tipo de violência e a relação desta com o racismo estruturante instaurado na sociedade brasileira.
Próximas exibições no canal Curta!
01/11/2022 18:00:00 [daqui a 30 dias]
02/11/2022 04:00:00 [daqui a 30 dias]
02/11/2022 12:00:00 [daqui a 30 dias]
03/11/2022 06:00:00 [daqui a 31 dias]
06/11/2022 01:00:00 [daqui a 34 dias]
Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Médio

Área de Ensino: Ciências Humanas, Linguagens

Componente Curricular/Disciplina: Arte, História, Língua Portuguesa, Sociologia


Planos de Aula (1)

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Àkàrà, no fogo da intolerância

Àkàrà, no fogo da intolerância

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste

72 min
2020
Brasil
BA
AL

Diretor: Claudia Chávez

Elenco: Anne RodriguezBaiana de Acarajé CidaBaiana de Acarajé DadaiBaiana de Acarajé LiuCida AbreuJaciara RibeiroPastor Djalma TorresProf. Dr. Hélio SantosProf. Dr. Jaime SodréRita SantosWalmir França

Sinopse: Àkàrà no fogo da intolerância é um documentário que se une à luta contra a intolerância que atinge, principalmente, as religiões de matriz africana, discutindo um tema que sai do âmbito religioso e que envolve até a forma como está sendo conduzida a política governamental no Brasil. A partir da conflitante realidade do Acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária popular afro-brasileira, que vem sofrendo uma série de adaptações regidas principalmente pelo credo religioso de quem o prepara e comercializa, percorremos caminhos diversos fazendo um apanhado dos casos de intolerância religiosa mais marcantes acontecidos nos últimos anos. Uma análise histórica desde a perspectiva de quem sofre este tipo de violência e a relação desta com o racismo estruturante instaurado na sociedade brasileira.

Alugue