Maria Firmina dos Reis

Deixe seu voto Votação Encerrada Vote aqui



Maria Firmina se consagrou como a primeira romancista brasileira e teve uma forte influência na educação. Foi professora, poetisa, contista, cronista e escreveu charadas e ficção. Além disso, ela fundou a primeira escola mista do Maranhão e uma das primeiras do país sem separação por gênero. As suas obras são carregadas de denúncia social, repúdio à escravidão e luta pela igualdade de gênero. Os escravos eram personagens importantes das suas produções literárias, mas ela não pôde assinar o próprio nome na publicação do seu primeiro romance (Úrsula, 1859), pois essa era uma atitude destinada somente a homens. A sua última publicação foi o conto “A Escrava” (1887), no qual ela teve uma postura firme para dar voz às mulheres escravizadas, história baseada em fatos reais. Essa ilustre mulher morreu aos 95 anos e teve uma longa trajetória de luta.

Produção: Lia Araújo (Inovaholic)

Empresa(s) produtora(s): JIVRL Produções

Narração: Juty Nonato

Pesquisa: Amanda Louise, Marisa Lunella

Montagem: Sandro Brigida

Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Médio

Área de Ensino: Ciências Humanas, Ensino Religioso, Linguagens

Componente Curricular/Disciplina: Diversidade, Educação, História, Língua Portuguesa, Literatura

Objetos de Conhecimento: EF15LP10 - Escuta atenta, EF05GE02 - Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais, EF04HI01 - A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras, EF05HI02 - As formas de organização social e política: a noção de Estado, EF05HI04 - Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas, EF05HI05 - Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas, EF08HI11 - Independência dos Estados Unidos da América Independências na América espanhola • A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti Os caminhos até a independência do Brasil, EF08HI12 - Independência dos Estados Unidos da América Independências na América espanhola • A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti Os caminhos até a independência do Brasil, EF08HI14 - A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão, EF08HI22 - A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil, EF09HI03 - A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações, EF09HI04 - A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações, EF09ER06 - Princípios e valores éticos

Competências: Conhecimento - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva., Comunicação - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo., Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.


Planos de Aula (2)

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (1)

Testes de Conhecimentos


Maria Firmina

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste

13 min
2021
Brasil
AL

Séries: Mulheres na história - Biografias | 5 Episódios de 13 Minutos

Diretor: Vanessa de Araújo Souza

Sinopse: Maria Firmina se consagrou como a primeira romancista brasileira e teve uma forte influência na educação. Foi professora, poetisa, contista, cronista e escreveu charadas e ficção. Além disso, ela fundou a primeira escola mista do Maranhão e uma das primeiras do país sem separação por gênero. As suas obras são carregadas de denúncia social, repúdio à escravidão e luta pela igualdade de gênero. Os escravos eram personagens importantes das suas produções literárias, mas ela não pôde assinar o próprio nome na publicação do seu primeiro romance (Úrsula, 1859), pois essa era uma atitude destinada somente a homens. A sua última publicação foi o conto “A Escrava” (1887), no qual ela teve uma postura firme para dar voz às mulheres escravizadas, história baseada em fatos reais. Essa ilustre mulher morreu aos 95 anos e teve uma longa trajetória de luta.

Alugue