O Bom Burguês
COMO ASSISTIR NA TV?

COMO ASSISTIR NA TV?
Deixe seu voto Votação Encerrada Vote aqui



O bancário Lucas (José Wilker) desvia dinheiro do banco em que trabalha para financiar organizações políticas revolucionárias. Colabora inicialmente com dois grupos de métodos distintos: um, contrário à luta de guerrilha (PC), outro, favorável (PCBR). O primeiro é basicamente representado pelo “Velho” (Jofre Soares) e o segundo pelo comandante Raul (Nelson Xavier), Antonio (Emmanoel Cavalcanti) e os jovens Lauro (Anselmo Vasconcelos) e Joana (Christiane Torloni), entre outros. Joana, irmã de Lucas, desconhece a atividade política do irmão e considera-o um conformista. A mulher de Lucas, Neuza (Betty Faria), a princípio também desconhece o envolvimento político do marido, mas, quando vem a saber da verdade, permanece a seu lado. Aparentando prosperidade para disfarçar suas atividades clandestinas, Lucas mostra-se audacioso, investe em grandes negócios aproveitando-se do “milagre brasileiro” e passa a freqüentar gente rica e empresários comprometidos com a repressão, como Thomas (Jardel Filho), Valadares (Paulo Porto) e Romano (Vinícius Salvatori). Penetra no miolo do poder, desfruta de alguns de seus privilégios, tem uma relação passageira com Antônia (Nicole Puzzi), mulher rica e devoradora de homens. Ironicamente., é obrigado a contribuir com dinheiro para um “livro de ouro” de Thomas, destinado a financiar a repressão à guerrilha. A pessoa real (Lucas) e o codinome (Jonas) se fundem. Rico e prestigiado o personagem quase perde sua identidade sendo questionado pela mulher. A certa altura, o grupo comandado por Raul Seqüestra um embaixador suíço e exige do Governo a libertação de presos políticos. O Governo custa a se decidir, os seqüestradores vivem momentos de tensão e incerteza. Ainda assim, floresce o amor entre Joana e Lauro, dois dos guerrilheiros. O seqüestro alcança sua finalidade, mas os acontecimentos se precipitam tragicamente. O “Velho” é preso e morto; o grupo ligado ao seqüestro, desbaratado. Joana é colocada em situação extrema ao ser obrigada a identificar o homem que fornece dinheiro grosso à guerrilha, conhecido pelo codinome de Jonas. Ao descobrir que se trata de Lucas, seu próprio irmão, Joana recusa-se a entregá-lo e, em gesto heróico, salva-o de um cerco policial. Afinal descoberto e preso, Lucas fica sob os cuidados de Thomas e Romano. Mas, como há muito dinheiro e papéis comprometedores em questão, estabelecem-se negociações entre Lucas e os empresários e o Governo: ele poderá ser libertado em troca de um milhão de dólares e da devolução dos papéis. As negociações são efetuadas e “O Bom Burguês”, em liberdade, parte para o exterior em companhia da mulher.

Fotografia: Antonio Penido

Roteiro: Doc Comparato, Oswaldo Caldeira

Empresa(s) produtora(s): Encontro Produções Cinematográficas

Edição de som: Antonio César, Gilberto Santeiro, Idê Lacreta, José Tavares, Luiz Fernando Almeida

Figurino: Paulo Chada

Maquiagem: Sonia Rubene

Direção de Produção: Anna Massari

Assistente de Câmera: Antonio Carlos Seabra e Arrepiado, Luiz Eduardo Mihich

Produção Executiva: Paulo Thiago

Assistente de Produção: Anna Massari, Eliseu Ewald, Nick Zarvos

Finalização: Gláucia Camargos

Mixagem: José Luiz Sasso

Montagem: Gilberto Santeiro

Eletricista: Risomar Galvão

Assistente de elétrica: Danilson Souza Costa, Delso da Conceição, Jorginho

Música: Paulo Moura

Motorista: Arão, Bravo, Valdeci, Wilson

Assistente de montagem: Valéria Mauro

1º Assistente de Direção: Nei Costa Santos

Foto Still : Vera Bungarten

Argumento: Leopoldo Serran, Oswaldo Caldeira

Músicos: Alex, Gargalhada, Jorge Degas, Jovi, Paulo Moura, Ruy Quaresma, Sergipe, Tonho

2º Assistente de Direção: Sandra Werneck

Arranjo: Paulo Moura

Efeitos Especiais: Luiz Máximo de Carvalho, Sérgio Forjalla

Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste

99 min
1983
Brasil
RJ
18 ANOS

Diretor: Oswaldo Caldeira

Elenco: Adriana FigueiredoAnselmo VasconcellosBetty FariaCarlos WilsonCelso FariaChristiane TorloniClaude HaguenauerEmmanoel CavalcantiFábio JunqueiraIvan de AlmeidaJardel FilhoJofre SoaresJosé WilkerMaria AlvesNelson DantasNelson XavierNicole PuzziPaulo PortoVinicius Salvatori

Sinopse: O bancário Lucas (José Wilker) desvia dinheiro do banco em que trabalha para financiar organizações políticas revolucionárias. Colabora inicialmente com dois grupos de métodos distintos: um, contrário à luta de guerrilha (PC), outro, favorável (PCBR). O primeiro é basicamente representado pelo “Velho” (Jofre Soares) e o segundo pelo comandante Raul (Nelson Xavier), Antonio (Emmanoel Cavalcanti) e os jovens Lauro (Anselmo Vasconcelos) e Joana (Christiane Torloni), entre outros. Joana, irmã de Lucas, desconhece a atividade política do irmão e considera-o um conformista. A mulher de Lucas, Neuza (Betty Faria), a princípio também desconhece o envolvimento político do marido, mas, quando vem a saber da verdade, permanece a seu lado. Aparentando prosperidade para disfarçar suas atividades clandestinas, Lucas mostra-se audacioso, investe em grandes negócios aproveitando-se do “milagre brasileiro” e passa a freqüentar gente rica e empresários comprometidos com a repressão, como Thomas (Jardel Filho), Valadares (Paulo Porto) e Romano (Vinícius Salvatori). Penetra no miolo do poder, desfruta de alguns de seus privilégios, tem uma relação passageira com Antônia (Nicole Puzzi), mulher rica e devoradora de homens. Ironicamente., é obrigado a contribuir com dinheiro para um “livro de ouro” de Thomas, destinado a financiar a repressão à guerrilha. A pessoa real (Lucas) e o codinome (Jonas) se fundem. Rico e prestigiado o personagem quase perde sua identidade sendo questionado pela mulher. A certa altura, o grupo comandado por Raul Seqüestra um embaixador suíço e exige do Governo a libertação de presos políticos. O Governo custa a se decidir, os seqüestradores vivem momentos de tensão e incerteza. Ainda assim, floresce o amor entre Joana e Lauro, dois dos guerrilheiros. O seqüestro alcança sua finalidade, mas os acontecimentos se precipitam tragicamente. O “Velho” é preso e morto; o grupo ligado ao seqüestro, desbaratado. Joana é colocada em situação extrema ao ser obrigada a identificar o homem que fornece dinheiro grosso à guerrilha, conhecido pelo codinome de Jonas. Ao descobrir que se trata de Lucas, seu próprio irmão, Joana recusa-se a entregá-lo e, em gesto heróico, salva-o de um cerco policial. Afinal descoberto e preso, Lucas fica sob os cuidados de Thomas e Romano. Mas, como há muito dinheiro e papéis comprometedores em questão, estabelecem-se negociações entre Lucas e os empresários e o Governo: ele poderá ser libertado em troca de um milhão de dólares e da devolução dos papéis. As negociações são efetuadas e “O Bom Burguês”, em liberdade, parte para o exterior em companhia da mulher.

Alugue