Plano de Aula

SEM FÉ, SEM LEI, SEM REI

Sem Fé, Sem Lei, Sem Rei
18/04/2022
Ensino Médio
Linguagens, Ciências Humanas, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Arte
Mayra
Acesse a ficha do filme



Caro professor, a série “Alegorias do Brasil”, de direção de Murilo Salles, realiza uma reflexão sobre as raízes históricas do Brasil. Dividida em 13 episódios, a série conta com entrevistas com mais de cinquenta especialistas e intelectuais, com o objetivo de debater os principais elementos da nossa cultura e compreender como foi realizada a nossa construção enquanto povo (ou povos).


Neste plano de aula, preparamos propostas de utilização do episódio “Sem fé, sem lei, sem rei”, que investiga os impactos da colonização para os povos indígenas. Os especialistas entrevistados são de áreas diversas, como História, Antropologia, Literatura e lideranças indígenas. O episódio trata de diversos assuntos relacionados à temática da colonização e suas reverberações no mundo atual que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e nas Linguagens e suas Tecnologias  para o Ensino Médio.


Em História, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:



  • A carta de Pero Vaz de Caminha;

  • As relações de sociabilidade que marcavam as diferentes culturas indígenas;

  • Os aventureiros e degredados europeus que serviam como intermediários culturais;

  • O papel dos jesuítas e da Companhia de Jesus;

  • O governo de Tomé de Souza e as políticas implementadas com relação aos indígenas;

  • As Bandeiras;

  • O apagamento das culturas indígenas e a “caipirização”.


Em Geografia:



  • Demografia dos povos indígenas;

  • As diferentes etnias e línguas;

  • Os direitos dos povos indígenas;

  • O espaço geográfico indígena à época da colonização e hoje.


Em Artes e Literatura:



  • A figura do “índio” no Romantismo brasileiro;

  • O “índio” como símbolo do Modernismo e do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade;

  • metalinguagem do documentário: quem é o diretor, como foram feitas as escolhas das imagens, da narrativa e dos entrevistados, e qual o contexto da produção do filme.


Em Filosofia e Sociologia:



  • A problematização do termo “índio”;

  • O ritual do puxirum ou colaboração mútua entre tribos indígenas;

  • A construção de um personagem do que seria o “índio” para os portugueses;

  • A noção de trabalho para os indígenas;

  • O Estado-nação como uma realidade imaginada;

  • A transformação da figura do “índio” numa alegoria fundadora da nação.


Para complementar a elaboração dos projetos didáticos, selecionamos algumas referências:


ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Metamorfoses indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro. Editora FGV, 2013. Parcialmente disponível em: https://books.google.com.br/books?id=2YllDwAAQBAJ&lpg=PP1&ots=bOCFSm0-cd&dq=tom%C3%A9%20de%20souza%20ind%C3%ADgenas&lr=lang_pt&hl=pt-BR&pg=PA9#v=onepage&q&f=false 


CARDIM, Pedro. Os povos indígenas, a dominação colonial e as instâncias de justiça na América portuguesa e espanhola. Os indígenas e as justiças no mundo ibero-americano (sécs. XVI-XIX), p. 29-84, 2019. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/96194 


DIAS, C. L. (2019). Direitos dos povos indígenas e desenvolvimento na Amazônia. Revista De Estudios Brasileños, 6(11), 49-60. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/reb/article/view/154365 


FLORÊNCIO, Roberto Remígio; TRAPIÁ FILHO, João de Sá Araújo; DE LIMA, Andreia da Conceição Dias. Indianismo e antropofagismo: um pequeno ensaio sobre o processo identitário brasileiro. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 38, p. 323-333, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5018 


KOK, Glória. Vestígios indígenas na cartografia do sertão da América portuguesa. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 17, p. 91-109, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/6FxhYdTVPpmNX6rvG4nWy9t/?lang=pt&format=html 


MOREIRA, Vânia Maria Losada. Terra, estratégias e direitos indígenas. Tempos Históricos, Vol. 18, Nº 2, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6802374 


NODARI, Alexandre; AMARAL, Maria Carolina de Almeida. A questão (indígena) do Manifesto Antropófago. Revista Direito e Práxis, v. 9, p. 2461-2502, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdp/a/nRTJWzK4pkWq8CMwG7Lqz7G/abstract/?lang=pt 


PACHECO NETO, Manuel. A escravização indígena e o bandeirante no Brasil colonial: conflitos, apresamentos e mitos. Universidade Federal da Grande Dourados, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1056 


PARAISO, Maria Hilda Baqueiro. Revoltas indígenas, a criação do governo geral e o regimento de 1548. CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, v. 29, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistasdemo.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24297 


PERRONE-MOISÉS, Beatriz. Terras indígenas na legislação colonial. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, v. 95, p. 107-120, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67457 


REZENDE, Glaucya Oliveira; SILVA, Nathalia Lilian; DA SILVA, Kesley Mariano. A representação do indígena na primeira geração do romantismo brasileiro. Educação e cultura em debate, v. 6, n. 2, p. 55-69, 2020. Disponível em: http://revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/view/460 


SANTOS, Ricardo Russano dos. A criação do Brasil através do Romantismo. I Congresso Nacional de Estudos da Linguagem (CONELI), v. 7 n. 1, 2018. Disponível em: https://www.praxia.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/7651 


SILVA, Edson. Povos indígenas: história, culturas e o ensino a partir da lei 11.645. Historien: Revista de História, Petrolina, n. 7, 2012. Disponível em: http://www.espacociencia.pe.gov.br/wp-content/uploads/2013/04/TextoIndios.pdf 


SILVA, Giovani José da; COSTA, Anna Maria Ribeiro da. Histórias e culturas indígenas na Educação Básica. Autêntica, 2018. Parcialmente disponível em: https://books.google.com.br/books?id=OVJTDwAAQBAJ&lpg=PT4&ots=ptFkQCZsvr&dq=culturas%20ind%C3%ADgenas&lr=lang_pt&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false  


SEABRA, José Augusto. Descoberta do outro na carta de Pero Vaz de Caminha. Camões: revista de letras e culturas lusófonas, n. º 8, Janeiro-Março 2000, p. 63-71, 2000. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/20404/2/revistacamoes82000000085401.pdf 


SOUZA JUNIOR, José Alves de. A Companhia de Jesus e a questão da escravidão de índios e negros. Histórica: Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, nº 55, ago. 2012. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/materia03/texto03.pdf 


Sugerimos que uma questão central seja proposta pelos educadores após a exibição do episódio e, a partir dela, sejam estabelecidas as atividades de aprofundamento das temáticas. Outra sugestão é a de propor uma atividade introdutória antes mesmo da exibição do documentário, com o objetivo de preparar o olhar dos educandos para a análise, partindo da questão-problema central. Em seguida, dar continuidade às atividades a partir das questões trazidas pelos educandos. O documentário também pode ser dividido por temas; neste sentido, o professor pode exibi-lo parcialmente ao longo das aulas e ir trabalhando cada tema separadamente.


Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser  favorecidas são:


Na Área de Linguagens e suas Tecnologias: 


2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.


(EM13LGG202) Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.


(EM13LGG203) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).


3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.


(EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.


(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de  perspectivas distintas.


6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.


(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.


Na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:


1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.


(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.


(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.


(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).


2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.


(EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.


(EM13CHS203) Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/ barbárie, nomadismo/ sedentarismo, esclarecimento/ obscurantismo, cidade/campo, entre outras).


(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.


4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.


(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.


5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.


(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.


(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.


6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.


(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.


(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).


(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.



EM13LGG202 - Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
EM13LGG203 - Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
EM13LGG302 - Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
EM13LGG303 - Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
EM13LGG604 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
EM13CHS606 - Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
EM13CHS102 - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
EM13CHS201 - Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
EM13CHS203 - Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).
EM13CHS204 - Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
EM13CHS401 - Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
EM13CHS504 - Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
EM13CHS601 - Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
EM13CHS603 - Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).




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