Plano de Aula

A DESCOBERTA DA POÉTICA

Pequenos Tormentos da Vida
17/08/2012
Ensino Médio, Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Língua Portuguesa
Mary Grace
Acesse a ficha do filme



Por meio deste curta, pretendemos abordar o trabalho com a descoberta de poesia por alunos do Ensino Fundamental I. Primeiramente, abordando o seu formato textual - verso, estrofe e rima - e, em seguida, abordando as temáticas e a descoberta de vocabulário.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


- Identificar um texto poético


- Diferenciar verso de estrofe


- Identificar e realizar rimas


- Descoberta de palavras novas, como ampliação de vocabulário, de temáticas e de linguagem poética.



Etapa 1


Pergunte à turma se eles sabem o que é poesia e abra uma roda de conversa sobre o assunto. Traga algumas poesias de escritores que têm obras infanto-juvenis, tais como Vinícius de Moraes, Ruth Rocha e Cecília Meireles (confira algumas sugestões em "Para saber mais").



Etapa 2


Apresente o curta. Após, abra, novamente, uma roda de conversa, questionando sobre as semelhanças entre a turma apresentada no curta e a turma deles, sobre as descobertas quanto à poesia, e se tiveram dificuldade em entender algo na no curta. Explique alguns conceitos sobre poesia, tais como verso, estrofe e rima.



Etapa 3


Traga alguns dos poemas do Mário Quintana, abordados no curta. Os alunos deverão ser divididos em grupos. Cada grupo ficará com um poema do autor. Os grupos precisarão explicar, para a sala, os conceitos apresentados na etapa anterior, por meio do poema, bem como realizar uma interpretação dele, que poderá ser por meio de música, teatro, reescrita do poema, desenho, entre outras possibilidades.



Etapa 4


Como avaliação, além da atividade da etapa anterior, organize um sarau, no qual os próprios alunos tragam poemas de outros poetas ou de sua própria autoria. Observe se os alunos conseguiram identificar as características básicas de um texto poético e quais as estratégias utilizadas por eles diante de palavras desconhecidas. Você poderá organizar um livro com os poemas lidos no sarau. Confira o link dos Livros Digitais, um aplicativo gratuito, no qual você poderá escrever e formatar esse livro para publicá-lo on-line ou imprimi-lo: http://livrosdigitais.org.br/



Para saber mais:


Meireles, Cecília. Ou Isto ou Aquilo. In: Poesia Completa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2001


MORAES, Vinícius. A Arca de Noé. Rio de Janeiro . (2ª ed. aumentada, São Paulo: Companhia das Letras, 2003) Sabiá .1970


QUINTANA, Mário. Sapato Furado. São Paulo, Global, 1994.




QUINTANA, Mário. Lili inventa o mundo. São Paulo, Global, 1983.


QUINTANA, Mário. Sapo Amarelo. São Paulo, Global, 1984.


QUINTANA, Mário. Pé de Pilão. São Paulo, Ática, 1975.


QUINTANA, Mário. Espelho Mágico. Rio de Janeiro, Globo, 1951.


http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/cecilia_meireles.html


http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/quem-tem-medo-dizer-nao-634285.shtml


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/o-que-os-olhos-nao-veem.php




Palavras-chaves: Poesia Infanto-Juvenil Mário Quintana Vinícius de Moraes Cecília Meireles Ruth Rocha.




Autoria: Talita Cavalcante de Morais Silva


Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (8)