Plano de Aula

ECA MINHOCA!

Minhocas
10/06/2015
Ensino Médio, Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores, Educação de Jovens e Adultos
Ciências, Língua Portuguesa
Filipe Macedo
Acesse a ficha do filme



Quantas vezes nós damos vida as coisas que nos cercam? A vida de um brinquedo especial, ou de uma comida, um objeto esquisito. Nossa imaginação caminha por lugares que são muito improváveis e não há limites, nem pedágios para isso o curta Minhocas é um bom exemplo disso! Passeando pela realidade desses pequenos animais invertebrados poderemos no plano a seguir brincar de construir o mundo que os cerca!




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Aprender sobre os Direitos da Criança e do Adolescente de uma forma lúdica.



Incentivar a pesquisa.



Trabalhar em grupo.




Etapa 1: (20 minutos)

O professor poderá começar o encontro falando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, pautando-se nos direitos essenciais, fazendo uma explanação sobre a importância das leis para o convívio social.



Dica: é importante também que se conte sobre a história e criação do ECA.




Etapa 2: (15 minutos)

Após essa primeira conversa, iniciamos a exibição do filme "Minhocas".



Etapa 3: (50 minutos ou mais).

Com a exibição do curta o professor irá solicitar que os alunos se dividam em grupos para criar um Estatuto que defenda os direitos das Minhocas, contribuindo com a educação que a Mãe Minhoca deseja para o seu Filho Minhoca.



O professor poderá pedir uma quantidade mínima de leis para incentivar que os alunos se esforcem em criar coisas diferentes, pensando na realidade das minhocas. É aconselhável que se faça uma pesquisa para entender no que as minhocas contribuem com o meio ambiente, como elas vivem, do que se alimentam etc.



A partir dessa pesquisa ficará mais fácil a criação das Leis, que deverão seguir o formato do ECA, fazendo com que os alunos entrem em contato com o estatuto para conseguir reproduzir as leis criadas por eles.





Avaliação:

Para avaliar essa atividade o professor poderá pedir para que cada grupo entregue seu estatuto impresso ou digitalizado, na segunda opção, seria interessante encaminhar para os produtores do curta, como incentivo e agradecimento pela inspiração através do filme.



Outra sugestão avaliativa é uma apresentação do Estatuto das Minhocas de cada grupo para toda a turma.




Para saber mais:

Sites com curiosidades sobre minhocas:

Minhoca é um réptil?



Minhoca



Vídeo sobre a vida das minhocas:

Minhoca



Revista Brasil, sobre aniversário do ECA:

Estatuto da Criança e do Adolescente vai fazer 25 anos. Há o que comemorar?



InfoEscola sobre o ECA:

Estatuto da Criança e do Adolescente






Referências bibliográficas:

SOUZA, Maurício de. A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Ed. Maurício de Sousa, São Paulo, 1993.



PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil, Ed. Contexto. São Paulo, 1999.





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