Plano de Aula

ECA MINHOCA!

Minhocas | Animação | De Paolo Conti | 2006 | 15 min | SP
10/06/2015
Ensino Médio, Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores, Educação de Jovens e Adultos
Ciências, Língua Portuguesa
Filipe Macedo
Acesse a ficha do filme



Quantas vezes nós damos vida as coisas que nos cercam? A vida de um brinquedo especial, ou de uma comida, um objeto esquisito. Nossa imaginação caminha por lugares que são muito improváveis e não há limites, nem pedágios para isso o curta Minhocas é um bom exemplo disso! Passeando pela realidade desses pequenos animais invertebrados poderemos no plano a seguir brincar de construir o mundo que os cerca!




Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Aprender sobre os Direitos da Criança e do Adolescente de uma forma lúdica.



Incentivar a pesquisa.



Trabalhar em grupo.




Etapa 1: (20 minutos)

O professor poderá começar o encontro falando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, pautando-se nos direitos essenciais, fazendo uma explanação sobre a importância das leis para o convívio social.



Dica: é importante também que se conte sobre a história e criação do ECA.




Etapa 2: (15 minutos)

Após essa primeira conversa, iniciamos a exibição do filme "Minhocas".



Etapa 3: (50 minutos ou mais).

Com a exibição do curta o professor irá solicitar que os alunos se dividam em grupos para criar um Estatuto que defenda os direitos das Minhocas, contribuindo com a educação que a Mãe Minhoca deseja para o seu Filho Minhoca.



O professor poderá pedir uma quantidade mínima de leis para incentivar que os alunos se esforcem em criar coisas diferentes, pensando na realidade das minhocas. É aconselhável que se faça uma pesquisa para entender no que as minhocas contribuem com o meio ambiente, como elas vivem, do que se alimentam etc.



A partir dessa pesquisa ficará mais fácil a criação das Leis, que deverão seguir o formato do ECA, fazendo com que os alunos entrem em contato com o estatuto para conseguir reproduzir as leis criadas por eles.





Avaliação:

Para avaliar essa atividade o professor poderá pedir para que cada grupo entregue seu estatuto impresso ou digitalizado, na segunda opção, seria interessante encaminhar para os produtores do curta, como incentivo e agradecimento pela inspiração através do filme.



Outra sugestão avaliativa é uma apresentação do Estatuto das Minhocas de cada grupo para toda a turma.




Para saber mais:

Sites com curiosidades sobre minhocas:

Minhoca é um réptil?



Minhoca



Vídeo sobre a vida das minhocas:

Minhoca



Revista Brasil, sobre aniversário do ECA:

Estatuto da Criança e do Adolescente vai fazer 25 anos. Há o que comemorar?



InfoEscola sobre o ECA:

Estatuto da Criança e do Adolescente






Referências bibliográficas:

SOUZA, Maurício de. A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Ed. Maurício de Sousa, São Paulo, 1993.



PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil, Ed. Contexto. São Paulo, 1999.





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (72)