Plano de Aula

REDUZINDO O LIXO, O PLANETA AGRADECE

Ilha das Flores
15/05/2007
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior
Sociologia, Língua Portuguesa, Filosofia, Geografia, Biologia, História
Josete Maria zimmer
Acesse a ficha do filme



Sabemos que os problemas ambientais estão relacionados com a ação humana, dimensões políticas, econômicas, sociais, culturais e institucionais. No entanto, pouco se tem feito para melhorar a vida das pessoas na cidade de São Paulo.
Diante da diversidade cultural, dos problemas ambientais existentes e da produção de toneladas de lixo na cidade de São Paulo, entendemos que é preciso articular nas nossas escolas e comunidades, uma estratégia pela qual, possamos repensar maneiras de minimizar, reciclar, reaproveitar, reutilizar e principalmente REDUZIR o nosso lixo.
O projeto "REDUZINDO O LIXO, O PLANETA AGRADECE" visa fazer relação com o Projeto Político Pedagógico da escola, incluindo e discutindo temáticas significativas para compreensão, conscientização e preservação do Meio Ambiente.


Sensibilizar alunos, professores e toda a comunidade escolar sobre a problemática do lixo e a importância de conhecê-la para mudar de atitude.



Identificar elementos da paisagem significativa para compreender que a degradação ambiental interfere na qualidade de vida das pessoas, tanto local como globalmente.



I. JUSTIFICATIVA



São Paulo é uma cidade que abraça várias culturas e etnias com concepções e padrões de valores diferenciados. São Paulo está com um grande problema com relação ao lixo: 15 mil toneladas são recolhidas diariamente pela Prefeitura e outras 5 mil toneladas são jogadas em lugares impróprios, ficando assim fora do controle do poder público e da fiscalização. Este lixo acaba indo para os córregos, rios e represas contaminando a água que temos, entupindo os bueiros e galerias, causando e agravando o problema de enchentes e tornando ainda mais difícil o tratamento da água. Isso sem falar nos ratos, baratas e outros causadores de graves doenças.


O lixo quando jogado nas encostas dos morros pode desmoronar e soterrar casas e pessoas.



IV. METODOLOGIA/ETAPAS



Sensibilização através do filme " Ilha das Flores" - Documentário de Jorge Furtado (disponível no Site www.portacurtas.com.br)



Discussão sobre o filme, estabelecendo relações entre a problemática local



Entrevista com moradores, cada aluno fará no mínimo uma entrevista (conforme anexo I )



Caminhada ao entorno da escola, registrando as observações



Os alunos irão propor que ações serão desencadeadas para mudar ou preservar o que viram. Por exemplo: córregos sujos, entulho, lixo no chão, áreas verdes ao redor da escola, espaços mal cuidados e abandonados etc...



Grupos de alunos irão observar e registrar o lixo existente nos páteos, banheiros, salas de aula e outras dependências da escola.



Montagem de um painel com dados e fotos sobre a caminhada no entorno escolar



Confecção de cartazes, chamando atenção para o desperdício!



Confecção de um cartaz com os diferentes tipos de materiais e seu tempo de decomposição



Elaborar um documento coletivamente, reivindicando da administração local "containers" para coleta seletiva de lixo (caso não haja).



V. RECURSOS



Máquina fotográfica


Mapa do local


Tabelas


Roteiro para os diversos registros


Painéis


Folha de Sulfite Graft


Pincel atômico


Fita crepe


Computador



VI. PROPOSTAS FUTURAS



Palestras contínuas com a comunidade escolar sobre a problemática do lixo



Apresentação de filmes e vídeos sobre o tema.



Proposta de coleta seletiva (separar o lixo)



Visita monitorada ao Aterro Bandeirantes



Visita monitorizada à Usina de Compostagem



Construção de uma composteira na escola.



Construção de uma horta



Separar o lixo reciclável



Oficinas de reaproveitamento (papel, plástico, lata, vidro e alimentos)



VII. AVALIAÇÃO



Processual, acompanhando todas as etapas do projeto tanto no individual como no coletivo, observando e divulgando os resultados obtidos nas diferentes etapas. Esta avaliação precisa promover nos alunos e comunidade o desejo de querer mudar suas atitudes com relação à redução do lixo produzido.



Os alunos irão montar uma apresentação teatral sobre a problemática do lixo propondo formas para reduzí-lo.



Fotografar o antes e o depois a fim de registrar os resultados e avaliar o alcance do projeto.




VIII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E FOTOS



FREIRE, P. (2000) Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP. 134 pp.


HERNÁNDEZ, F. (1998) Trangressão e mudança na educação: Os projetos de trabalho. Porto Alegre, ArtMed.


PREFEITURA DE SÃO PAULO - Limpurb: Operação Cidade Limpa (manual distribuído no curso do Centro de Educação Ambiental da Previdência).



www.educarede.org.br


http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente


www.ambiente.sp.gov.br


www.abrelpe.com.br (Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais)


www.portacurtas.com.br





FICHA DE PESQUISA:



NOME__________________________________IDADE___________



ENDEREÇO _______________________________________________________



PROFISSÃO______________________________________________



Há quanto tempo você mora na região?




Você sabe o que é coleta seletiva de lixo?




No seu bairro existe coleta seletiva de lixo?




Se existe, você separa o lixo?







Nome do Aluno _______________________________________________________



Série ______________________





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (197)